3 soluções sustentáveis utilizadas pela Verdureira

Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou a Conferência de Estocolmo, aquele que viria a ser conhecido como o primeiro grande evento a reunir chefes de estados para discutir a preservação dos recursos naturais. No intuito de conscientizar países, pessoas e empresas sobre o tema, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em data estabelecida no dia 5 de junho.

De lá pra cá, foram realizados estudos e implementações em diversos setores, incluindo o agronegócio. A ideia é mitigar os impactos ambientais, como emissão de gases do efeito estufa, uso de recursos, desmatamento e muitos outros.

Aqui na Verdureira, priorizamos soluções sustentáveis, não só para reduzir os impactos ao meio ambiente, mas também para ser mais eficiente nos processos e ter vantagem competitiva no mercado!

Confira algumas dessas soluções:

Hidroponia NFT

A NFT (Nutrient film Technique) é uma forma de cultivo hidropônico, ou seja, em vez de plantadas em solo, as hortaliças são cultivadas na água. Suas raízes ficam em canaletas (perfis hidropônicos) e recebem de forma corrente uma solução nutritiva natural (água e nutrientes) para as folhosas crescerem saudáveis. A técnica é utilizada pela Verdureira desde que se tornou uma agroindústria e é capaz de economizar 90% da água, se comparada com o cultivo tradicional em terra. Além disso, por meio desse tipo de hidroponia, é possível produzir 2,5 vezes mais que na maneira convencional.

Hidroponia DWC

Inovação da Verdureira no Brasil, a técnica de hidroponia DWC (Deep Water Culture), mais conhecida como floating, consiste no cultivo em piscinas, onde as hortaliças são plantadas em placas que ficam flutuando sobre a água com solução nutritiva. Se na hidroponia NFT (Nutrient Film Technique), as verduras ficam em canaletas e recebem os nutrientes via lâminas d’água, no DWC as raízes ficam inteiramente imersas na piscina. Ela também tem uma economia de água superior a 90% e produtividade 12,5 vezes maior do que no cultivo em solo.

Com o floating, produzimos mais hortaliças, que também crescem mais resistentes, permitindo um aproveitamento quase total das folhosas. Isso, junto a outras práticas e tecnologias, como logística ágil e embalagem com atmosfera modificada, também contribui para que tenhamos uma considerável redução no desperdício de alimentos.

Logística reversa

Todos os materiais utilizados em nossas embalagens, seja plástico ou papel, são compensados. Temos uma parceria de sucesso com a EuReciclo, empresa especializada em logística reversa e referência no Brasil, responsável pelo conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo. Ou seja, a mesma quantidade de material utilizado é coletado e direcionado para que seja transformado em novo insumo na cadeia produtiva.

Curtiu saber mais sobre esse assunto? Veja também como contribuímos para diminuir o desperdício de alimentos!

Avalie o post
Compartilhe:
LinkedIn
Share
Instagram

Compartilhe:

Deixe um comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar de:

Na Verdureira, tecnologias de última geração se misturam com processos artesanais, unindo produtividade e eficiência ao

Em 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou a Conferência de Estocolmo, aquele que viria

A Verdureira foi fundada por duas mulheres, em 1995, como o primeiro negócio brasileiro a entregar

plugins premium WordPress